27/04/2018

Desmonte das UPPs no Rio de Janeiro Desmonte das UPPs no Rio de Janeiro




Em decisão tomada ontem durante reunião, o Gabinete de Intervenção Federal decidiu extinguir metade das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)do Rio de Janeiro. Das trinta e oito, doze serão fechadas nos próximos meses. Sete serão incorporadas por outras unidades.

De acordo com estudo da Polícia Militar, forças de segurança já perderam controle de determinadas áreas. Por conseguinte, as unidades não conseguem operar de maneira satisfatória e serão fechadas. Duas das dezenove, segundo informações da TV Globo, já estão em processo de extinção.

As avaliações também diferem de uma comunidade para outra. No Batan, 60% da população acredita que a UPP foi uma ação positiva e apenas 4% tem uma opinião oposta. Na Rocinha, 40% dos entrevistados discordam que a UPP melhorou a comunidade, enquanto somente 20% concordaram com esta afirmação.

A Rocinha é também a única favela onde o número de moradores que querem a saída da UPP foi maior do que aqueles que querem a permanência. O fim do projeto é defendido por 30% dos entrevistados, contra 27% que não desejam. No Batan e na Cidade de Deus, mais da metade dos residentes acham que a UPP não deve abandonar a comunidade.


Redação com JB Online