29/04/2018

Experiência extensionista da UEPB é apresentada em evento que reúne instituições de ensino do Mercosul Experiência extensionista da UEPB é apresentada em evento que reúne instituições de ensino do Mercosul




A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), está apresentando o resultado de suas experiências de campo, fora do ambiente de sala de aula, na 6ª Jornada de Extensão do Mercosul (JEM), na cidade de Tandil, Argentina, na Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA).

A Instituição está sendo representada pelo pró-reitor José Pereira, que participou de dois momentos no evento. Durante a Jornada, ele ministrou a palestra “Avaliação da extensão, participação discente e a possibilidade de construção de uma proposta de creditação: o caso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)” e também apresentou um artigo científico com a mesma temática, mostrando como a extensão tem contribuído para fortalecer a formação acadêmica e ainda ajudar a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas, alcançadas pelas diferentes ações nas mais diversas áreas do conhecimento.

O trabalho discute resultados da avaliação da Extensão realizada na UEPB entre os anos de 2013 e 2016. No artigo, o professor fez uma análise sobre a participação dos professores e alunos nas ações extensionistas. A partir desses dois indicadores, Pereira procurou construir teses sobre as possibilidades de creditação ou curricularização da extensão na Instituição, considerando três cotas do Edital PROBEX: 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.

Pereira mostrou que, mesmo com as adversidades, cortes de verbas e greves, a Extensão não sofreu interrupção e seguiu envolvendo professores e estudantes em diversos projetos e programas. “É possível concluir que a participação de professores em atividades de extensão na Universidade Estadual da Paraíba é significativa. Se considerarmos uma média desta participação, vamos ter mais ou menos 819 docentes envolvidos para uma realidade de cerca de 1.350 professores na Instituição”, destacou.

Redação com ASCOM/UEPB