08/05/2018

Joaquim Barbosa desiste. PSB estuda apoio à candidatura de Ciro Gomes. Joaquim Barbosa desiste. PSB estuda apoio à candidatura de Ciro Gomes.




A desistência de Joaquim Barbosa (PSB) na corrida pelo Planalto, anunciada pelo ministro apsentado do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, significa que o partido não tem mais 14 milhões de votos garantidos e nem sequer deverá ter candidato à Presidência, diz o presidente da legenda, Carlos Siqueira. O mais provável, agora, é que o partido apoie Ciro Gomes (PDT), mas isso vai depender do resultado de uma reunião marcada para semana que vem.
 
O ministro aposentado do Superior Tribunal Federal (STF) era visto como alguém de fora, um outsider que, avesso à velha política, talvez conseguisse alçar a legenda a um patamar nunca antes conquistado. Siqueira diz que a desistência estava entre as possibilidades, mas que nunca foi encarada como uma possibilidade real, tanto que o partido não tinha um plano B.

Sobre fechar com Ciro Gomes, o presidente do PSB,Carlos Siqueira, prefere  a cautela, por enquanto, afirmando ser um tema muito delicado imediatamente após uma notícia dessas. "A decisão será tomada em conjunto, mas ainda não sabemos em que tom isso ocorrerá". Entretanto, o pedetista seria uma escolha natural dos governadores, que podem pressionar o partido em busca de uma chapa presidencial. A reportagem entrou em contato com a assessoria do PDT, que preferiu não se manifestar.
Redação com Agências