22/06/2018

STF decide por unanimidade liberar sátiras durante período eleitoral STF decide por unanimidade liberar sátiras durante período eleitoral




O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, liberar sátiras contra políticos durante período eleitoral. O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que questionou a validade da Lei 9.504/97, que impede programas humorísticos veiculados no rádio e na televisão que ridicularizam candidatos três meses antes das eleições. O julgamento foi realizado na tarde de ontem,dia 21.

 O julgamento começou na quarta-feira, mas foi adiado com o voto de apenas cinco ministros. No primeiro dia, o advogado da Abert, Gustavo Binenbojm argumentou em plenário, que a censura atinge manifestações da sociedade civil que são “caras” à democracia. “A possibilidade de crítica pelos profissionais do humor à candidatos, partidos e coligações é uma forma de crítica política, reflexão social, sobre hipocrisia e mazelas do processo político”, argumentou. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes lembrou, na quarta-feira,  que a Constituição preserva a liberdade de expressão. “Não quer ser satirizado, fique em casa. Não se ofereça para exercer cargos políticos. Essa é uma regra que existe desde que o mundo é mundo”, afirmou o relator.


Na retomada do julgamento, votaram os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e a presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia. O ministro Celso de Mello comentou sobre a importância da liberdade de comunicação e expressão artística, e garantiu que os programas humorístico, assim como as sátiras e espetáculos são considerados objetivos de uma sociedade livre e democrática. 

Redação com assessoria