28/06/2018

Campina Grande. Corrida de Argolinha encerrará programação esportiva do Maior São João do Mundo Campina Grande. Corrida de Argolinha encerrará programação esportiva do Maior São João do Mundo




A programação esportiva do Maior São João do Mundo, organizada pela secretaria de Esportes, Juventude e Lazer da Prefeitura de Campina Grande, será encerrada no próximo final de semana com a realização da primeira edição da Corrida de Argolinha. O evento acontecerá no Campo do Santos, na Estação Velha, local de saída do Trem do Forró, começando no sábado, 30, a partir das 13h30, e sem horário fixo para terminar.

Estão sendo esperados vaqueiros da região metropolitana de Campina Grande, como também de várias cidades do Nordeste. Os organizadores acreditam que mais de cem competidores estarão disputando as primeiras colocações, com uma premiação que ultrapassa os dois mil reais.

Serão três categorias, com as inscrições sendo feitas aos seguintes preços: dez reais para amador de 3 barras; quinze reais para profissional de 3 barras e vinte reais para profissional de 1 barra. Serão distribuídos troféus, medalhas e camisas aos participantes, que competirão sem limite de idade.

“Iremos fazer uma grande festa no final de semana aqui em Campina Grande para apresentar ao povo a tradicional Corrida de Argolinha. Várias cidades já realizam este tipo de evento e não poderíamos ficar de fora. Começaremos no sábado, à tarde, sem hora para terminar”, explicou Kleber Alessandro, organizador da corrida.

CORRIDA DE ARGOLINHA – A corrida de argolinha é um jogo que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, ainda no século XVI, e até hoje é praticado em cidades do interior do Nordeste, que celebram e transformam o jogo em uma verdadeira festividade.

A corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido.

Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar as argolinhas. Segundo a tradição, como as argolinhas são similares aos anéis, elas devem ser oferecidas às mulheres ou às pretendentes dos competidores como um símbolo de amor.

Os competidores dividem-se em duas equipes e as corridas acontecem em dupla, sendo que uma dupla corre de cada vez. A partir da largada eles correm em disparada com seus cavalos. Vence a equipe que mais conseguir retirar as argolinhas dos postes.

Fonte: Codecom/PMCG