29/07/2018

Ministro declara: Presidencialismo de coalizão decide qual parceiro pode roubar Ministro declara: Presidencialismo de coalizão decide qual parceiro pode roubar




Com status de estrela pouco desfrutado por escritores nesta Festa Literária Internacional de Paraty, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso chegou à cidade para participar de um debate sobre a judicialização da política no Brasil. Na Casa de Não Ficção Época & Vogue, ele dividiu uma mesa com o professor de direito da USP Conrado Hübner Mendes.

Antes do debate, uma pequena multidão se reunia na frente da casa que receberia o encontro, e chegou a haver empurra-empurra por lugares. Após a conversa, o ministro tirou fotos com muitas pessoas que se declararam fãs.

Questionado sobre o episódio de março com o ministro Gilmar Mendes, no qual Barroso disse em plenário que o colega era "uma mistura do mal com o atraso" e tinha "pitadas de psicopatia", contemporizou.

Sobre a sentença que condenou o ex-presidente Lula à prisão, Barroso disse não ter lido a decisão ou o acórdão.

A conversa com Mendes foi uma reedição, ou uma continuação, do debate que os dois magistrados travaram nas páginas dos jornais entre janeiro e fevereiro, quando Mendes publicou um longo artigo com críticas ao STF.

Redação com Agência Estado