18/08/2018

Ataques de tubarão: 25 anos de medo nas praias do Recife Ataques de tubarão: 25 anos de medo nas praias do Recife




Há 25 anos, Pernambuco entrava no roteiro mundial das estatísticas de incidentes com tubarão ao começar a registrar oficialmente ataques do predador dos mares na própria costa. Foi o início de uma era de tensão nas águas. Ao longo de mais de duas décadas, 62 vítimas foram atacadas, das quais 24 morreram. O fenômeno imprimiu um estigma às praias urbanas da Região Metropolitana do Recife, conhecidas no mundo pela presença desses animais, e mudou a relação dos moradores locais com um dos seus principais atrativos turísticos. Entretanto, até hoje, há mais perguntas do que respostas e mais propostas do que soluções.

Pernambuco não é o único estado brasileiro com ataques de tubarão em suas águas. Dados inéditos em análise pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) apontam que, das 17 unidades da federação cortadas pelo mar, 11 têm histórico de incidentes. São mais de 100 casos na costa brasileira. São Paulo e Maranhão completam o pódio. Pernambuco é responsável, no entanto, por mais da metade dos incidentes e mantém uma média de mais de duas ocorrências por ano.




O primeiro caso aconteceu em frente à igreja da Praia de Piedade, em 1992. O boom ocorreu em 1994, quando 10 pessoas foram atacadas. A realidade impôs pensar estratégias. A mais enérgica foi a proibição da prática de esportes náuticos em 32 km de costa, em 1995.

O histórico de ataques e a presença de placas de alerta criou uma geração de jovens que, por precaução, não entram no mar da RMR. O advogado Pedro Passos, 28, está entre os que vão a Boa Viagem com frequência, mas ficam na areia. “Não molho nem o pé”, disse. 

Pelo desenho da plataforma continental na costa pernambucana, a “rota dos tubarões” passa bem próxima à faixa de areia. Em locais como as imediações do Edifício Acaiaca, a distância do canal para a beira-mar é de 50 metros, não por acaso é lá onde foram registrados mais ataques no Recife.

Redação com CB