30/08/2018

TSE vai analisar candidatura de Lula amanhã TSE vai analisar candidatura de Lula amanhã




A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, convocou uma sessão extraordinária para amanhã, com a finalidade de avaliar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra tomou a decisão após ser aconselhada por colegas a resolver a situação antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Os magistrados devem avaliar se Lula pode aparecer na propaganda do PT e se poderá pedir votos para o vice, Fernando Haddad, caso seja impedido de fazer campanha em nome próprio. Um dos ministros que integra o plenário da Corte Eleitoral, que prefere não se identificar, acredita que será impossível avaliar as condições da campanha do petista sem entrar no mérito do pedido de registro de candidatura, ou seja, decidir se ele pode ou não concorrer.

O PT protocolou a candidatura do ex-presidente no dia 15 deste mês, faltando menos de duas horas para o fim do prazo e aguarda julgamento. Lula está preso em Curitiba, e pode ser enquadrado no artigo 2º, da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de sentenciados por um tribunal colegiado.

Redação com CB