29/09/2018

Terremoto e tsunami deixaram quase 400 mortos na Indonésia Terremoto e tsunami deixaram quase 400 mortos na Indonésia




Um total de 384 pessoas morreram em consequência do terremoto e tsunami que atingiram a ilha indonésia Célebes no dia de ontem, onde os hospitais não têm condições de de atender todos os feridos.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia atualizou o balanço de vítimas fatais neste sábado, e anunciou que centenas de pessoas ficaram feridas.

Muitas vítimas foram registradas em Palu, cidade de 350.000 habitantes na costa oeste de Célebes, informou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, que pediu o envio de “funcionários, voluntários e material”.

Ele também disse que em Palu “edifícios e casas foram destruídos, assim como hotéis e hospitais”.

“Acreditamos que dezenas ou centenas (de vítimas) ainda não foram encontradas entre os escombros. O principal centro comercial de Palu desabou. O hotel Rua-Rua também. Tinha 80 quartos e 76 estavam ocupados”, afirmou.

As imagens de Palu mostram vários corpos nas praias, alguns deles cobertos com lonas azuis. Os carros destruídos espalhados pela região mostram a violência com que a onda, de 1,5 metros de altura, atingiu a localidade.

Os hospitais não conseguem atender o grande fluxo de feridos. Muitas pessoas recebiam atendimento na rua. Os moradores transportam de modo improvisado os cadáveres.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de sexta-feira atingiu 7,5 graus de magnitude, e foi mais forte que a série de tremores que deixaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos na ilha indonésia de Lombok, na região de Bali.

O tremor potente provocou algumas horas depois um tsunami de altura máxima de 1,5 metro na costa de Palu.

Redação com Agências internacionais