07/10/2018

Eleitores vão às urnas com Bolsonaro em ascensão Eleitores vão às urnas com Bolsonaro em ascensão




Mais de 147 milhões de eleitores estão habilitados a votar, hoje, no primeiro turno das presidenciais que poderão eleger o candidato  Jair Bolsonaro, após uma intensa campanha que expôs as divisões profundas de uma democracia sacudida por múltiplas crises.

Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), teve um forte crescimento nas pesquisas depois de ter sido esfaqueado durante um comício em 6 de setembro em Juiz de Fora (MG), e chegou nas pesquisas de ontem pela primeira vez aos 40% dos votos válidos (que excluem os votos brancos e nulos).

Tirou, ainda, entre 15 e 16 pontos de vantagem ao seu seguidor mais imediato, Fernando Haddad, substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência.E busca agora um impulso final para tentar evitar um segundo turno no dia 28.

Os analistas consideram possível, embora pouco provável, que isto ocorra. A principal incógnita está no número de eleitores “ocultos” de Bolsonaro que dizem nas pesquisas que vão votar em branco ou se declaram indecisos.

As pesquisas indicam que em um segundo turno os dois políticos, que são ao mesmo tempo os favoritos e os que têm o maior índice de rejeição, estariam em empate técnico, com tendência favorável a Bolsonaro (45%-43% segundo o Ibope e 45%-41% segundo o Datafolha).

Um total de 147,3 milhões de eleitores estão habilitados a votar em um pleito que também escolherá deputados, senadores e governadores.

As seções de votação vão abrir às 08h e fechar às 17h. Os resultados definitivos deverão ser conhecidos em menos de duas horas.

O vencedor substituirá em 1º de janeiro o presidente Michel Temer (MDB), o mais impopular desde o fim do regime militar (1964-1985).

A campanha esteve marcada pela impugnação da candidatura de Lula, que era o favorito, pelo atentado contra Bolsonaro e por uma guerra de notícias falsas e desmentidos nas redes sociais, que tiraram o protagonismo da propaganda na TV.

Os candidatos do centro nunca conseguiram decolar ou seu apoio derreteu rapidamente, em um ambiente passional. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), tem 11% das intenções de voto.

Na última semana, Bolsonaro recebeu o apoio de poderosos setores, como o agronegócio e as igrejas evangélicas. Políticos de inúmeras legendas também declararam apoio ao capitão da reserva do Exército Brasileiro.

Redação com AFP