09/10/2018

Paraibana é a mais velha e cearense o mais novo deputados eleitos em 2018 Paraibana é a mais velha e cearense o mais novo deputados eleitos em 2018




Reeleita pela quinta vez deputada federal por São Paulo, Luiza Erundina (PSOL) terá 84 anos na data de posse e é a candidata mais velha eleita para um cargo nas eleições 2018. "Foi uma disputa difícil porque está difícil ler a realidade brasileira e ver para onde as coisas estavam caminhando. Temos uma parcela da população com atitude muito revoltada e intolerante", disse a deputada, que teve mais de 176 mil votos e foi uma das 15 mais votadas em São Paulo.

Com Erundina foram eleitas outras 76 mulheres - ou 15% da Câmara dos Deputados. Segundo ela, isso é resultado de um trabalho árduo. "É acúmulo de luta, de movimento das mulheres, de defesa dos direitos sociais e de debates sobre a subrepresentação das mulheres nos espaços de poder".


A deputada, nascida em Uiraúna,sertão paraibano,que ganhou destaque nacional ao ser eleita a primeira prefeita de São Paulo, em 1988, pelo PT, diz estar preocupada com a onda de ódio que tomou conta da população nos últimos anos e afirma que focará sua atuação em um trabalho de pacificação e de educação política.

Com orientação política bastante divergente de Erundina, o youtuber André Fernandes (PSL) é o candidato mais novo eleito - ele terá 21 anos na data da posse. Foi também o deputado estadual com a votação mais expressiva no Ceará: 109.742 votos. Ele ocupa uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa do Ceará.

Na plataforma de vídeos, o deputado recém-eleito tem 500 mil seguidores. Ele milita a favor do presidenciável de seu partido, Jair Bolsonaro (PSL), o que lhe rendeu notoriedade.

Redação com Estadão conteúdo