14/10/2018

Tempestade Leslie atinge Portugal e Espanha Tempestade Leslie atinge Portugal e Espanha




A tempestade Leslie atingiu Portugal neste domingo de manhã com ventos de 176 km por hora, arrancando árvores e deixando centenas de milhares de casas sem eletricidade, antes de chegar ao norte da Espanha, que se prepara para chuvas torrenciais.

O furacão, que percorreu o Oceano Atlântico desde 23 de setembro até tocar em terra, foi degradado em uma tempestade pós-tropical nas primeiras horas deste domingo. Grande parte do país estava em alerta vermelho.

“O pior já aconteceu. O fenômeno afetou as regiões da costa central e norte do país”, disse à imprensa Luis Belo Costa, comandante da Proteção Civil portuguesa.

A tempestade deixou 27 feridos leves e cerca de sessenta pessoas tiveram de ser realojadas, disse o funcionário, acrescentando que o distrito de Coimbra (centro) foi o mais afetado, à frente das áreas de Leiria (centro), Aveiro (norte), Viseu (norte), Lisboa e Porto (norte).

Na Espanha, a agência meteorológica AEMET alertou que as regiões das Astúrias, León e Cantábria serão especialmente afetadas pelas fortes chuvas que causarão a tempestade no norte do país.

A Espanha foi duramente atingida nesta semana por fortes chuvas na ilha de Mallorca (leste), onde 12 pessoas morreram nas enchentes na terça-feira.

Redação com AFP