28/10/2018

Brasil escolhe o presidente no segundo turno com Bolsonaro como favorito Brasil escolhe o presidente no segundo turno com Bolsonaro como favorito




Os brasileiros comparecem às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições presidenciais, com o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro como favorito ante o candidato de esquerda Fernando Haddad.

Os locais de votação abriram às 8H00 (de Brasília) e serão fechados às 17H00. Os resultados devem ser conhecidos em poucas horas em um país com sistema de votação eletrônico e 147,3 milhões de eleitores.

No primeiro turno, em 7 de outubro, Bolsonaro, capitão do Exército na reserva, recebeu 46% dos votos e Haddad, do PT, 29%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, recebeu 12,5%.

As últimas pesquisas, divulgadas na noite de sábado (27), mostram Bolsonaro com vantagem de oito a dez pontos sobre Haddad: 54% a 46% segundo o Ibope e 55% a 45% pelo Datafolha.

Haddad, 55 anos, encurtou a distância de seu adversário nos últimos dias (em meados de outubro Bolsonaro tinha 18 pontos de vantagem sobre ele), mas a expectativa de uma virada é pequena, afirmam analistas.

Mesmo assim, Bolsonaro, 63 anos e candidato do PSL, pediu a seus seguidores para não baixar a guarda.

“As eleições não estão ganhas. Não podemos relaxar. Sei que tem gente que tem dificuldade para ir votar. Vai no sacrifício, sai mais cedo para votar. Não vamos dar oportunidade para o outro lado dizer ‘ganhamos'”, disse a seus seguidores em uma transmissão pelo Facebook.

Haddad, que prometeu lutar “contra o fascismo” até o último momento, não perdeu a esperança de uma mudança de posição dos eleitores de Bolsonaro.

“Acho importante que a população esteja tomando consciência do grande salto no escuro que é a candidatura Bolsonaro, que nunca teve compromissos com as instituições. Nas últimas semanas estão querendo ‘adocicá-lo’, fazendo-o parecer o que ele não é. Ele é uma pessoa truculenta e perigosa”, disse, ontem.

Redação com AFP