29/10/2018

O mundo reage à eleição de Bolsonaro à Presidência da República O mundo reage à eleição de Bolsonaro à Presidência da República




A vitória contundente de Jair Bolsonaro (PSL), que neste domingo (28) foi o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais, gerou uma onda de reações de chefes de Estado na região e outros líderes, que usaram Twitter, em sua maioria, para saudar o presidente eleito.

Confira abaixo algumas declarações:

-Estados Unidos:

“O presidente Trump ligou esta noite para o presidente eleito do Brasil, [Jair] Bolsonaro para cumprimentá-lo, assim como o povo brasileiro, pelas eleições de hoje”, disse Sarah Sanders, porta-voz do Executivo americano.

“Ambos expressaram seu forte compromisso em trabalhar em conjunto para melhorar a vida das pessoas nos Estados Unidos e no Brasil e, enquanto líderes regionais, das Américas”, acrescentou.

-Argentina:

“Parabéns a Jair Bolsonaro pela vitória do Brasil! Desejo que trabalhamos juntos em breve pela relação entre os nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros”, escreveu o presidente argentino, Mauricio Macri, em sua conta no Twitter.

-Venezuela:

“O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, em nome do Governo e do Povo Venezuelano, estende seus sinceros cumprimentos ao Povo da República Federativa do Brasil, por ocasião da celebração cívica do segundo turno eleitoral, realizado no domingo, 28 de outubro de 2018, no qual foi eleito o candidato Jair Bolsonaro como Presidente desse país sul-americano”, saudou o presidente por meio de um comunicado da chancelaria.

Na declaração acrescenta-se, no entanto, que o governo chavista “aproveita a oportunidade para exortar ao novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar dos nossos povos”.

-Colômbia:

“Cumprimentamos @jairbolsonaro, novo Presidente do #Brasil, eleito democraticamente. Nosso desejo para que esta nova etapa do país vizinho seja de bem-estar e união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer vínculos políticos, comerciais e culturais”, escreveu pelo Twitter o presidente colombiano, Iván Duque.

-Chile:

“Cumprimento o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrática. Cumprimento @jairbolsonaro por sua grande vitória eleitoral. Convido-o a visitar o Chile e estou certo de que trabalharemos com vontade, força e visão de futuro a favor do bem-estar dos nossos povos e da integração”, disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, pelo Twitter.

-Peru:

“Cumprimento @jairbolsonaro por sua eleição a presidente do Brasil e lhe desejo os maiores êxitos em sua gestão. Expresso minha disposição de trabalhar juntos para aprofundar nossa fraterna relação bilateral”, escreveu o presidente peruano Martín Vizcarra no Twitter.

-Equador:

“Parabéns ao povo brasileiro por este novo feito democrático. Os melhores presságios para seu novo presidente, @jairbolsonaro. Esperamos fortalecer os tradicionais laços de amizade e trabalho entre as duas nações”, escreveu no Twitter o presidente equatoriano, Lenín Moreno.

-México:

“Em nome do povo e do Governo do México, cumprimento @jairbolsonaro por sua eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, em uma jornada exemplar, que reflete a fortaleza democrática desse país”, cumprimentou o líder mexicano, Enrique Peña Nieto, no Twitter.

-Guatemala:

“O Governo da Guatemala, respeitoso da democracia e do Estado de Direito, saúda os partidos políticos que participaram desta contenda eleitoral e cumprimenta o senhor Jail (sic) Bolsonaro pela vitória no segundo turno das eleições para Presidente da República Federativa do Brasil”, destacou o governo de Jimmy Morales através de um comunicado de sua chancelaria.

-Costa Rica:

“Após um dia democrático, o Brasil elegeu seu novo governo. A Costa Rica ratifica sua disposição de trabalhar com o Brasil em prol da inclusão, do crescimento econômico e do respeito aos direitos de todas as pessoas, assim como para alcançar o desenvolvimento sustentável da região”, disse o presidente do país, Carlos Alvarado, através do Twitter.

-Luis Almagro, secretário-geral da OEA

“Saudamos o povo brasileiro pela jornada eleitoral de hoje. Cumprimentamos o Presidente eleito Jair Bolsonaro e aplaudimos sua mensagem de verdade e paz. Conta com o compromisso da Secretaria-geral da OEA de trabalhar em forma conjunta x democracia, #DDHH, segurança e desenvolvimento da região”, assegurou pelo Twitter o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

Redação com Agência France Press