01/11/2018

Ex-árbitro de futebol coordenou campanha digital de Witzel no Rio Ex-árbitro de futebol coordenou campanha digital de Witzel no Rio




A estratégia digital que ajudou o ex-juiz Wilson Witzel (PSC) a se tornar governador do Rio de Janeiro tem por trás outro ex-juiz que nunca usou uma toga.

O coordenador da campanha digital do candidato, Gutemberg de Paula Fonseca, foi árbitro de futebol até 2012, quando abandonou o apito acusando o chefe da Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Sérgio Corrêa, de manipular escalas dos juízes e sugerir ajuda ao Corinthians numa partida. O caso foi arquivado na Justiça Desportiva por falta de provas.

Guto, como é chamado, foi incorporado à equipe do ex-juiz a 20 dias do primeiro turno. Foi o responsável por intensificar a campanha nas plataformas digitais -entre elas redes sociais- a fim de explorar a associação de Witzel com bandeiras do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

O candidato do PSC que aparecia num quarto pelotão de candidatos nas pesquisas de intenção de voto deu uma arrancada na reta final do primeiro turno e obteve 41,28% dos votos válidos. No segundo, venceu a disputa com o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) com 59,87% dos votos válidos.

Redação com Folhapress