12/11/2018

Ministro do STJ manda soltar presos na Operação Capitu Ministro do STJ manda soltar presos na Operação Capitu




Em decisão publicada nesta segunda-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro concedeu habeas corpus para o ex-ministro da Agricultura, Neri Geller, do PP, e do ex-secretário de defesa agropecuária, Rodrigo Figueiredo. Ambos estavam presos desde o último dia 9 por desdobramento da Operação Capitu da Polícia Federal.

Ambos foram presos pois, segundo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, estariam tentando direcionar as investigações revelando alguns fatos e omitindo outros. “Foram presos no último dia 9 de novembro, porque os investigados continuariam a ocultar fatos, muito embora aparentemente se comportassem como se estivessem colaborando com a Justiça, assinando acordos de colaboração premiada”, diz o texto da decisão do STJ.

Para o ministro Nefi Cordeiro, porém, houve excesso na prisão. Para ele, Geller e Figueiredo não poderiam ter sido presos por não cumprir acordos de delação. “A falta de completude na verdade pode ser causa de rescisão do acordo ou de proporcional redução dos favores negociados, mas jamais causa de risco ao processo ou à sociedade, a justificar a prisão provisória”, disse em nota.

Agora à tarde o ministro estendeu a sua decisão aos demais presos na sexta feira. Dessa maneira, Joesley Batista, Ricardo Saud, e as demais pessoas ligadas ao grupo JBF que estavam presas, saem da cadeia ainda hoje.

Isto é Brasil !

Redação com JP