07/12/2018

Com dívidas de R$ 100 milhões só com aeroportos, Avianca pode perder aviões Com dívidas de R$ 100 milhões só com aeroportos, Avianca pode perder aviões




Após se expandir rapidamente, a Avianca no Brasil enfrenta dificuldades para pagar fornecedores, cumprir obrigações com concessionárias de aeroportos e pode ter de devolver aviões. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a dívida com todos os aeroportos brasileiros, públicos e privados, chega a quase R$ 100 milhões – só com o de Guarulhos são R$ 25 milhões. Nem todos os débitos foram protocolados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Nesta semana, uma decisão da Justiça de São Paulo obrigou a Avianca a devolver 11 aviões – o equivalente a 18% de sua frota – para a Constitution Aircraft, subsidiária da americana Aircastle, de aluguel de aeronaves. A aérea, no entanto, pode recorrer. Outras duas aeronaves arrendadas pela Avianca são alvo de disputa na Justiça por falta de pagamento. A empresa afirma que entrou em acordo com o fornecedor para devolvê-las.

Segundo uma fonte em Brasília, fornecedores de combustível estão entre os poucos que têm sido pagos. No mercado, uma recuperação judicial é vista como a melhor saída para a empresa, pois impediria que os aviões tivessem de ser devolvidos a credores.

A Avianca Brasil vinha crescendo rapidamente. No fim de 2015, tinha 10,5% do mercado doméstico e menos de 1% no internacional. Hoje, a participação no mercado nacional chega a 13,55% e, no internacional, 7,72% (considerando apenas as empresas brasileiras). No mesmo período, só a Azul ganhou participação de mercado, mas de forma mais modesta, passando de 17,1% para 18,8% no segmento doméstico.

Empresas aéreas demandam grande volume de recursos para crescer. A Azul, por exemplo, foi à Bolsa no ano passado para levantar R$ 2 bilhões. Na Avianca, no entanto, não houve nenhuma grande injeção de capital.

Redação com Agência Estado