14/12/2018

Temer assina decreto de extradição de Battisti, informa Planalto Temer assina decreto de extradição de Battisti, informa Planalto




A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que o presidente Michel Temer  assinou  nesta  tarde  o decreto de extradição de Cesare Battisti.  Segundo a Polícia Federal, Battisti está em local "incerto" e é considerado foragido.  

Nesta quinta, o ministro Luiz Fux , do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o italiano,  atendendo a um pedido da Interpol, abrindo o caminho para a extradição. A defesa de Battist recorreu.  

Battisti é acusado pela Interpol de ter cometido os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Cesare Battisti foi condenado por quatro homicídios na Itália na década de 1970.

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, o STF julgou o pedido improcedente,  mas deixou a palavra final ao presidente da República. Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.  

Luiz Fux

Luiz Fux participou nesta sexta de uma solenidade na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro e, ao comentar a decisão sobre Battisti, frisou que a entrega do italiano às autoridades do país europeu estava sujeita à decisão do presidente da República.


Redação com G1