14/12/2018

Ministro homologa base curricular do ensino médio divulgada uma hora antes Ministro homologa base curricular do ensino médio divulgada uma hora antes




O ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou nesta sexta-feira (14) a parte referente ao ensino médio da Base Nacional Comum Curricular. Embora a versão final tenha sido aprovada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) na semana passada, o texto oficial só foi divulgado no site do MEC às 14h, uma hora antes do início da cerimônia.

A homologação oficializa a validade do documento orientará o que será estudado nas escolas públicas e particulares. As redes estaduais de ensino e unidades privadas devem construir seus currículos à luz da base.

É esperado que o Enem, que seleciona alunos para praticamente todas as universidades federais, seja reformulado. A ideia é que o exame cobre os conteúdos previstos pela Base.

Essa oficialização permite ainda que a reforma do ensino médio saia do papel. A reforma, que flexibiliza o currículo, tem dois anos a partir de agora para ser implementada em todo país.

Ela é uma das bandeiras do governo Michel Temer (MDB). A gestão atual acelerou o trâmite da base para que o texto fosse homologado ainda neste ano.

Redação com Agência Folha