15/12/2018

Coletes amarelos saem às ruas na França pelo quinto sábado consecutivo Coletes amarelos saem às ruas na França pelo quinto sábado consecutivo




Um mês após o início do movimento, os primeiros “coletes amarelos” convergiam neste sábado (15) à avenida Champs Elysees em Paris, em mais um dia de mobilização nacional, apesar das concessões e apelo à calma do presidente francês Emmanuel Macron.

No Facebook, principal canal de mobilização do movimento, os chamados à manifestação em Paris e em outras cidades francesas proliferaram nos últimos dias, atingindo milhares de pessoas.

“A última vez viemos aqui por causa dos impostos, desta vez é mais sobre instituições: queremos uma democracia mais direta”, diz Jérémy, de 28 anos, que veio de Rennes (oeste) com sua família para “protestar e ser ouvido” na capital.

Pouco antes das 08h30 GMT (6h30 de Brasília), cerca de trinta pessoas foram detidas na região parisiense – 17 delas perto de Paris – muito menos que as 300 presas interpeladas no mesmo horário no último sábado, no âmbito de controles preventivos.

Em Paris, uma concentração está prevista para 14h00 (11h00 de Brasília) na praça République, no leste da cidade. Quinze organizações de esquerda convocaram seus militantes.

As autoridades temem novos episódios de violência. A manifestação do último sábado terminou com um número recorde de prisões (quase 2.000), mais de 320 feridos e danos e confrontos em várias cidades, como Paris, Bordeaux e Toulouse (sudoeste). Aproximadamente 136.000 pessoas saíram às ruas para protestar em toda a França.

Para hoje, a prefeitura de Paris anunciou um reforço da segurança, com 8.000 agentes adicionais e 14 veículos blindados. Em todo o país, 69.000 agentes foram mobilizados, contra 89.000 no sábado anterior.

Redação com AFP