03/01/2019

Líder dos ‘coletes amarelos’ é preso em Paris Líder dos ‘coletes amarelos’ é preso em Paris




Um dos líderes do movimento dos “coletes amarelos”, que protesta contra o presidente da França, Emmanuel Macron, foi preso pela polícia na noite de ontem, por organizar uma manifestação não autorizada no centro de Paris.   

Eric Drouet foi detido enquanto se dirigia para a Champs-Élysées, onde uma dúzia de “coletes amarelos” o aguardava no lado de fora de um restaurante perto do Arco do Triunfo. Essa é a segunda prisão de Drouet desde o início dos protestos, em novembro passado.   

Ele já havia sido detido em dezembro, por “posse de arma proibida”. O movimento surgiu em protesto contra a alta dos preços dos combustíveis, mas logo abarcou toda a insatisfação social com as políticas econômicas de Macron, que vem batendo recordes de impopularidade.   

O presidente anunciou uma série de medidas para conter os protestos, como o aumento de 100 euros no salário mínimo e o congelamento do preço dos combustíveis. Os “coletes amarelos” recebem esse nome por causa da indumentária fluorescente que é item de segurança obrigatório em automóveis.


Redação com ANSA