05/01/2019

Após mais de 70 ataques criminosos, Força Nacional desembarca no Ceará Após mais de 70 ataques criminosos, Força Nacional desembarca no Ceará




Cerca de 300 membros da Força Nacional de Segurança chegaram em Fortaleza, capital do Ceará, entre a tarde de ontem e a madrugada deste sábado (5), para tentar conter ataques violentos ocorridos em diversos pontos da cidade e da região metropolitana. Os crimes têm ocorrido desde a noite da última quarta-feira (2).

Entre a tarde de sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado (5) cem membros da Força nacional se deslocaram para o Ceará por via terrestre de Natal e de Aracaju. Outros 200 chegaram a Fortaleza vindos de Brasília em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

Oficialmente, a Secretaria da Segurança estadual não confirma o número de ataques ocorridos nas últimas três madrugadas, mas policiais civis entrevistados pela reportagem na manhã deste sábado, que estão atuando nas investigações, apontam que os atos já passam de 70, sendo uma das maiores sequências violentas da história do estado. 

De acordo com o Ministério da Justiça, que ordenou o envio da tropa após pedido do governo estadual, a Força Nacional estará no estado por pelo menos 30 dias. O prazo pode se estender caso os governos estadual e federal entendam que há necessidade.

Um membro da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que pediu para não ter o nome revelado, disse que a principal suspeita dos investigadores é de que os ataques tenham iniciado após a suspensão de uma richa entre as três principais facções criminosas do estado: as aliadas PCC (Primeiro Comando da Capital) e GDE (Guardiões do Estado) e a rival CV (Comando Vermelho).


Redação com UOL