13/01/2019

Marinha intervém em farol histórico na Bahia Marinha intervém em farol histórico na Bahia





A Marinha brasileira trata o farol da Barra, em Salvador, como se fosse o diamante mais valioso da coroa. Inaugurado em 1698, é o segundo farol mais antigo das Américas -antes dele só havia o farol do antigo Palácio de Friburgo de Recife, de 1642.

É tão importante que está numa lista pré-aprovada pela Unesco, o braço cultural das Nações Unidas, de candidatos a patrimônio da humanidade.

Na última semana, porém, a força militar anunciou que havia finalizado uma intervenção no farol. Pintou a inscrição "Marinha do Brasil" no teto do prédio que fica abaixo da torre.

A novidade foi anunciada no perfil da Marinha no Instagram: "Finalizamos a primeira sexta-feira do ano com um dos mais belos cartões postais do Brasil, o farol de Santo Antônio, mais conhecido como farol da Barra", dizia o texto.

"A foto aérea mostra a recente alteração realizada no telhado, que agora sinaliza o nome 'Marinha do Brasil'."

O farol da Barra faz parte de uma estrutura maior, o forte de Santo Antônio da Barra, e ambos estão numa lista de 19 fortificações militares que o governo brasileiro vem tentando transformar em patrimônio da humanidade.

No ano passado, a Unesco aceitou discutir a reivindicação brasileira. Esse processo é uma espécie de pré-tombamento.

O país tem até o ano que vem para enviar novos dossiês sobre as 19 fortificações, um conjunto que vai da fortaleza de Macapá à de Anhatomirim, em Florianópolis (SC).

Caso a documentação convença a Unesco, a entidade envia um grupo para analisar as condições dos fortes.


Redação com Bem Paraná