25/01/2019

Bolsonaro lamenta rompimento e envia ministros e secretário para Brumadinho Bolsonaro lamenta rompimento e envia ministros e secretário para Brumadinho




Uma barragem de rejeitos da empresa mineradora Vale rompeu na tarde desta sexta-feira (25) na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Defesa Civil de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes ao local. Emissoras de TV mostraram imóveis e veículos atingidos pelos rejeitos e o resgate de moradores. Duas vítimas foram encaminhadas para o hospital estadual João XXIII, na capital mineira -- o estado delas é estável.

Em nota, o Ibama informou que a Barragem VI no Córrego do Feijão tem um volume de 1 milhão de m³ de rejeito de mineração --- no desastre de Mariana, o volume da barragem era de 50 milhões de m³.

As principais preocupações no momento, de acordo com o órgão federal, são o resgate de vítimas e a proteção de pontos de captação de água.

O governo de Minas Gerais disse em nota que uma força-tarefa do estado está no local do rompimento e que designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Em nota, a Vale confirmou o rompimento e disse que acionou um plano de atendimento à emergência. "As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local", diz o texto (leia abaixo a íntegra da nota).

Nota da Vale

Veja a íntegra da nota da empresa. 

"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. 

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."

Redação com UOL