29/01/2019

Engenheiros suspeitos de fraudes em Brumadinho são presos Engenheiros suspeitos de fraudes em Brumadinho são presos





Cinco pessoas suspeitas de terem responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho (MG) foram presas no início da manhã de hoje.

Os mandados de prisão temporária, expedidos pelo Juízo da Comarca de Brumadinho, têm validade de 30 dias. Das cinco ordens judiciais, três foram cumpridas na região metropolitana de Belo Horizonte e outras duas em São Paulo.

Segundo o MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais), foram presos, na região metropolitana de Belo Horizonte, três funcionários da Vale "diretamente envolvidos e responsáveis pelo empreendimento minerário e seu licenciamento".

Também foram presos, em São Paulo, engenheiros terceirizados "que atestaram a estabilidade da barragem". A Promotoria pretende ouvir os cinco presos em sua sede na capital mineira.

A ação é realizada em conjunto por PF (Polícia Federal), MPF (Ministério Público Federal), as Promotorias mineira e paulista, e as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais. O objetivo da ação é "apurar a responsabilidade criminal pelo rompimento de barragem". 

Além das prisões, foram expedidos outros doze mandados de busca e apreensão, cumpridos em Minas Gerais e em São Paulo. 

Entre os alvos, estão a sede da Vale em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte) e uma empresa na capital paulista que "prestou serviços e projetos e consultoria na área de barragens" para a mineradora. Pessoas ligadas às empresas também estiveram na mira dos investigadores. Contra elas, foram autorizados cinco mandados pela Justiça Federal em Belo Horizonte.

Em nota, a Vale disse que "está colaborando plenamente com as autoridades". "A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas".

Redação com UOL