30/01/2019

Israel manterá auxílio enquanto for útil ao resgate, diz embaixador Israel manterá auxílio enquanto for útil ao resgate, diz embaixador





Em entrevista a jornalistas que acompanham as operações de resgate em Brumadinho, Minas Gerais, após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelly, voltou a dizer que não há prazo para a permanência do Exército israelense no auxílio à busca de pessoas desaparecidas na tragédia.

A informação foi confirmada pelo coronel do Exército de Israel Colan Vach, que comanda a missão, com 136 pessoas enviadas ao Brasil. “Estaremos aqui enquanto tivermos utilidade”, disse antes de explicar o uso de tecnologias para o resgate.

O diplomata e o militar enfatizaram o espirito de colaboração entre a equipe de Israel e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Aprendemos muito com os seus bombeiros”, disse o coronel Vach. Segundo o chefe da missão, a aplicação de “jato de água em alta pressão [como feita pelos brasileiros] torna a lama densa mais líquida”.

Antes da fala do militar, o embaixador Shelly declarou que “Israel tem um grande débito com o Brasil”. O débito começa ainda no período colonial “quando fomos perseguidos em Portugal e escapamos para o Brasil”, disse Shelly, em referência à vinda de judeus durante a invasão holandesa (1630-1657).

Redação com Agência Brasil