30/01/2019

Filha de brasileira, militar de Israel se comove com o trabalho em Brumadinho Filha de brasileira, militar de Israel se comove com o trabalho em Brumadinho





A tenente das forças israelenses Amit Levi, 21, vem ao Brasil todos os anos para visitar a família. Mas ela classifica esta passagem pelo país como "especial": Amit aterrissou no último domingo (27) com outros 135 militares israelenses para ajudar no resgate das vítimas do rompimento da barragem da Vale de Brumadinho (MG).

"Foi muito emocionante descobrir que eu viria para o Brasil trabalhar em uma grande tragédia", disse Amit ao UOL, em português. Ela aprendeu o idioma com a mãe, brasileira, e os avós.

"Todo ano, passo dois meses visitando meus avós e tios no Rio de Janeiro, é um lugar que amo muito. E agora estou aqui para ajudar. Para mim isso tem um sentimento muito especial", afirmou Amit.


Brumadinho é o primeiro trabalho da militar em um grande desastre. Ela integra as equipes de busca e resgate e, nos últimos dois dias, trabalhou em meio a lama que vazou da barragem da mina do Córrego do Feijão. 

"Estar aqui nesse momento tão difícil deixa essa minha relação com o país ainda mais especial, me emociona", afirmou.

Graças ao conhecimento operacional e à fluência no idioma, comanda um grupo de patrulhamento que tem entre 15 e 20 soldados.

Redação com UOL