31/01/2019

Ainda não sabemos como evitar novas tragédias como a de Brumadinho, diz vice-governador de Minas Ainda não sabemos como evitar novas tragédias como a de Brumadinho, diz vice-governador de Minas





O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (Novo), disse nesta quinta-feira (31) que ainda não tem clareza de medidas necessárias para evitar tragédias como a de Brumadinho, ocorrida há uma semana.

"Nós vamos aprender com esse episódio, com certeza", afirmou. Questionado sobre que medidas preventivas são necessárias, Brant disse que estão "estudando, avaliando". "Não temos clareza absoluta."

Após reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, o mineiro observou que seu estado tem 50 barragens erguidas com o mesmo método da de Brumadinho, chamado alteamento a montante, que é menos seguro.

"Todas elas serão fiscalizadas junto com o governo federal, que é quem tem a competência", afirmou. Indagado sobre o prazo, considerando o pequeno número de funcionários disponíveis para o serviço, Brant minimizou a urgência.

"Vamos tentar agilizar isso. Agora, não há nenhum risco iminente, a gente tem que tomar cuidado para não gerar pânico", declarou.

O vice-governador usou o mesmo tom ao falar da barragem na cidade histórica de Congonhas, localizada a menos de 300 metros da área urbana -motivo de tensão para a população local.

"É com tecnologia a jusante, é menos arriscada. Não sou técnico, não posso dizer por quê", afirmou Brant.

Vice de Romeu Zema (Novo), que foi eleito governador sem experiência prévia em administração pública, o economista e engenheiro afirmou que o estado recusou ajuda externa porque já tinha os recursos necessários.

Redação com Bem Paraná