07/02/2019

Temporal causa alagamentos e queda de árvores no Rio de Janeiro Temporal causa alagamentos e queda de árvores no Rio de Janeiro





Um forte temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro na noite de ontem,madrufada de hoje, causou alagamentos em ruas e em estabelecimentos comerciais, interditou vias, derrubou árvores e deixou bairros sem energia elétrica.

Às 22h15min, o município entrou em estágio de crise. Uma hora depois, não havia ainda registro de pessoas feridas, mortas ou desaparecidas em função do temporal.

O estágio de crise é adotado quando “há previsão de chuva forte, ocasionalmente muito forte nas próximas horas, podendo, inclusive, causar múltiplos alagamentos e deslizamentos, além de transtornos generalizados em uma ou mais regiões da cidade”, segundo a Prefeitura.

Quando esse estágio é atingido, as equipes de emergência já estão espalhadas pelas ruas atuando para amenizar os efeitos da chuva.

Transtornos foram observados por toda a cidade, com carros sendo arrastados pela água.

Conforme o Centro de Operações da Prefeitura, das 18 horas às 22h30minas as áreas com chuva mais volumosa foram a Rocinha, na zona sul, com 132,2 mm; o Vidigal, na mesma região, com 127,6 mm; e na Barra da Tijuca (zona oeste), com 122,8 mm.

Na Rocinha sirenes chegaram a ser acionadas orientando moradores a procurarem abrigos fora de casa, devido aos riscos de desabamento e deslizamento.

Redação com JP