13/02/2019

El Chapo deve cumprir pena em prisão de segurança supermáxima El Chapo deve cumprir pena em prisão de segurança supermáxima





Após ser considerado culpado por dez crimes diferentes,relacionados ao tráfico de drogas, o mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán vai descobrir em 25 de junho qual será sua pena. Nesse dia, o juiz federal Brian Cogan irá ler sua sentença.

Segundo uma lei federal norte-americana, é praticamente certo que ele será condenado à prisão perpétua sem possibilidade de condicional. Por já ter fugido de duas penitenciárias de segurança máxima no México, Chapo deverá ficar na prisão mais segura dos EUA.

A ADX Florence é uma prisão de segurança "supermáxima", que fica na cidade de Florence, no Arizona, e abriga 400 dos presos mais perigosos do país, incluindo traficantes, terroristas e ex-agentes duplos julgados por traição.

23 horas por dia na cela

Projetada para abrigar os presos que oferecem maior risco de matar agentes carcerários e outros detentos, a ADX é conhecida como "Alcatraz das Montanhas Rochosas". Desde que foi inaugurada, em 1994, nunca houve uma fuga.

Nela, os detentos passam 23 horas por dia dentro das celas, de 3,5m de comprimento por 2m de largura. Para cumprir a hora diária para atividades físicas fora da cela, cada preso é escoltado por três agentes carcerários e executa suas atividades sozinho antes de voltar.

Cada cela possui uma cama, uma mesa e um banquinho, feitos de concreto e presos ao chão. Também há um chuveiro com temporizador e uma unidade de vaso sanitário e pia, sem peças de metal que possam ser transformadas em armas.

As celas também têm isolamento acústico, para que os prisioneiros não possam se comunicar por código Morse, batendo nas paredes. Cada uma tem um rádio e, se o detento tiver bom comportamento, pode ter o direito a uma pequena televisão.

As portas de ferro que fecham cada unidade são controladas remotamente. Em caso de tentativa de fuga, um único botão de pânico na central de segurança da prisão fecha 1400 portas de ferro reforçado.

Futuro no Arizona

Depois de receber sua sentença, no final de junho, Chapo deverá ser encaminhado para Florence. Até lá, ele ficará na solitária de uma prisão de segurança máxima em Nova York.

Para o homem que conseguiu fugir duas vezes de penitenciárias de segurança máxima, dentro de um carrinho de roupa suja e por meio de um túnel construído abaixo de sua cela, a prisão no Colorado deverá ser a primeira que finalmente conseguirá segurar Chapo.

Redação com R7