18/02/2019

Venezuela. Oposição organiza voluntários para receber ajuda Venezuela. Oposição organiza voluntários para receber ajuda





O Governo de Donald Trump ampliou com uma ponte aérea seu apoio a Juan Guaidó, o presidente venezuelano interino reconhecido pela Assembleia Nacional, que nos últimos dias concentrou o desafio que lançou contra Nicolás Maduro na entrada de ajuda humanitária destinada à população mais vulnerável. No sábado chegaram a Cúcuta, a principal cidade colombiana na fronteira com a Venezuela, aviões militares norte-americanos com toneladas de suplementos nutricionais e kits de higiene, um gesto que busca aumentar a pressão sobre o regime chavista.

Os três aviões C-17, um modelo destinado ao transporte militar pesado, partiram da base aérea de Homestead em Miami, Flórida, em voo direto até o aeroporto de Cúcuta. Ali já funciona o primeiro centro de coleta na Ponte Internacional de Tienditas, que se conecta com as cidades de Santo Antonio de Táchira e Ureña, no lado venezuelano. A operação foi comandada por Mark Green, chefe da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), em estreita colaboração com o Governo colombiano e com os representantes de Guaidó na fronteira.

Guaidó, reconhecido como presidente legítimo pela maior parte da comunidade internacional, pretende estabelecer vários postos de coleta nas fronteiras terrestres e marítimas da Venezuela. Uma estratégia que busca abrir uma fratura dentro do chavismo e rachar o apoio dos militares, por meio da pressão internacional e da entrada de ajuda no país.

Redação com El País