05/03/2019

Diplomata é demitido após republicar textos sobre a Venezuela Diplomata é demitido após republicar textos sobre a Venezuela





O embaixador Paulo Roberto de Almeida foi demitido nesta segunda-feira (4) do cargo de diretor do Ipri (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Ele assumiu o cargo em 2016, durante a gestão de Michel Temer (MDB).

A demissão ocorreu após Almeida republicar, em seu blog pessoal, nesta segunda-feira (4), dois textos sobre a crise na Venezuela, um assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, outro pelo ex-ministro Rubens Ricupero, e a resposta a eles publicada pelo chanceler Araújo.

Em seu blog, Almeida diz querer estimular o debate sobre a política externa com a reprodução dos artigos. No dia 24 de fevereiro, o embaixador agora demitido havia publicado um texto crítico ao escritor Olavo de Carvalho, que indicou ao presidente Bolsonaro nomes para compor o ministério do atual governo, entre eles, o de Araújo.

Almeida foi comunicado da dispensa por telefone pelo chefe de gabinete de Araújo, Pedro Wollny. Procurado, o diplomata não quis comentar os motivos da demissão.

Redação com Bem Paraná


Imposto de Renda é com a ASCONF / 3341-3727