15/03/2019

Grupo ataca mesquitas e mata ao menos 49 pessoas na Nova Zelândia Grupo ataca mesquitas e mata ao menos 49 pessoas na Nova Zelândia





Dois ataques terroristas simultâneos a mesquistas na Nova Zelândia deixaram ao menos 49 mortos, nesta sexta-feira (15), na cidade de Christchurch. A informação é a da primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.
 Segundo o chefe da polícia Mike Bush, quatro pessoas foram detidas, três homens e uma mulher, suspeitos de participarem dos ataques.

Um homem armado entrou em uma mesquita chamada Masjid Al Noor e disparou contra os fieis. Apesar de ainda não estar confirmado, o atirador também teria feito uma transmissão ao vivo do ataque em uma rede social.

Outro ataque também foi registrado no Centro Islâmico Linwood, próximo da primeira mesquita atacada. Esta já teria sido esvaziada e isolada pela polícia, de acordo com testemunhas.

Ainda de acordo com Jacinda Ardern, a polícia informou que encontrou explosivos no carro de um suspeito e que eles foram desarmados.
 Mais cedo, a primeira-ministra evitou confirmar o número de vítimas no ataque, definido por ela como "um ato de violência extraordinário e sem precedentes", no que descreveu como "um dos dias mais sombrios da Nova Zelândia".

Entre 300 e 500 pessoas estavam dentro da mesquita quando um homem, utilizando uma arma automática, começou a disparar. De acordo com uma testemunha, o agressor usava um capacete, óculos e uma jaqueta militar.

A porta-voz da comunidade muçulmana, Mustafa Farouk, disse que pelo menos seis pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, no ataque à mesquita, segundo a rádio New Zealand.

Redação com Agências