30/03/2019

Visita de Bolsonaro a Israel marca período de lua de mel entre países Visita de Bolsonaro a Israel marca período de lua de mel entre países





A visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel, que começa amanhã, marca um período de lua de mel entre os países. A nova etapa das relações bilaterais entre o Brasil e Israel começou ainda durante o governo Michel Temer, que fez uma reaproximação após a conturbada relação no governo Dilma Rousseff. Israel chegou a ficar sem embaixador no Brasil na gestão da petista. 

Desde a campanha, Bolsonaro sinaliza o estreitamento dos laços. Os interesses mútuos são vários, segurança, tecnologia, saúde, alinhamento político e religioso. E há reciprocidade. Bolsonaro disse, ainda em campanha, que tinha intenção de mudar a Embaixada para Jerusalém. O premiê israelense veio à posse em 1º de janeiro. E Bolsonaro prometeu que Israel seria um dos primeiros países que visitaria. Ao pisar em solo israelense, Bolsonaro será recebido no aeroporto por Benjamin Netanyahu, que só prestou essa deferência a outros quatro chefes de Estado. 

A mudança da embaixada brasileira não deve ser anunciada na visita, embora não tenha sido descartada. Houve avaliação dentro do governo que o impacto econômico poderia ser importante, já que países muçulmanos são contrários e grandes importadores de carne hamal brasileira. No lugar da embaixada, o Brasil deve anunciar a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém. 

Bolsonaro embarca neste sábado (30) em Brasília acompanhado de quatro de seus ministros. Ao lado do presidente estarão o chanceler Ernesto Araújo, o ministro das Minas e Energia, almirante Bento, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes e o ministro do gabinete de Segurança Institucional general Augusto Heleno. 

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, também estará na comitiva. Além dele, os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Soraya Thronicke (PSL-MS), a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), o tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho (chefe do estado maior das Forças Armadas), e o secretario de Pesca, Jorge Seif. O novo chefe da comunicação, Fábio Wajngarten, foi antes e se juntará à comitiva. 

Na programação, estão incluídas reunião entre Bolsonaro e o premiê, cerimônia de assinatura de acordos de cooperação nas áreas de Ciência e Tecnologia, Defesa, Segurança Pública, Serviços Aéreos, Inteligência, Saúde e Medicina. Bolsonaro também fará uma visita à unidade de Contraterrorismo da Polícia israelense e agraciará os militares que realizaram buscas em Brumadinho com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira. 

Para a Saúde e Medicina está previsto um plano de cooperação dos ministérios da Saúde do Brasil e de Israel de 2019 a 2022. 

O presidente Bolsonaro também visitará o Muro das Lamentações, participará do plantio de uma muda de oliveira no Bosque das Nações, visitará o Yad Vashem, Centro de Memória do Holocausto e visitará a cidade de Raanana, onde há uma comunidade brasileira. 

Na área de tecnologia e inovação, o presidente irá participar de um café da manhã com executivos de startups, e visitará a Mobileye, subsidiária israelense da Intel que desenvolve carros autônomos. Também está previsto um jantar oferecido pelo Ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz aos ministros brasileiros.

HOJE,30 DE MARÇO

 13:00 Partida de Brasília para Las Palmas

23:20 Chegada a Las Palmas - Escala técnica (1h30)

DOMINGO, 31 DE MARÇO

00:50 Partida de Las Palmas para Tel Aviv

10:00 Chegada a Tel Aviv 

Redação com Agências


Imposto de Renda é com a ASCONF / 3341-3727