03/04/2019

Cachorro que atuou em Brumadinho se recupera de lesões e ganha homenagem por aposentadoria Cachorro que atuou em Brumadinho se recupera de lesões e ganha homenagem por aposentadoria





Depois de 10 anos de trabalho, o labrador do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que ajudou nos resgates das vítimas de Brumadinho, em Minas Gerais, vai se aposentar. Ele foi homenageado no último fim de semana e recebeu medalha.

Levando em consideração que um ano de vida do animal equivalem em média, a sete anos de um ser humano, Zeca já teria 70 anos e um currículo extenso.

A missão de destaque no rompimento da barragem em Brumadinho foi a última de Zeca. Ele ajudou nas buscas em Minas e voltou com ferimentos no dorso e nas costas, segundo os bombeiros.

Segundo o tenente Fábio Bohle, um cão pode substituir um efetivo de até 30 homens num raio de busca, efetividade e eficiência.

Atualmente o canil do grupamento conta com 10 cachorros das raças labrador e pastor Alemão. Para ser um cão farejador dos bombeiros, eles também passam por uma especialização intensiva de três meses.

Na nova fase, Zeca vai morar com o sargento Ferreira, um dos primeiros treinadores dele que também se aposentou neste ano.

Redação com G-1 DF