04/04/2019

Pesquisa aponta que Bolsonaro é o 1º presidente brasileiro populista desde Collor Pesquisa aponta que Bolsonaro é o 1º presidente brasileiro populista desde Collor





O presidente Jair Bolsonaro (PSL) é o primeiro político populista a chegar ao Planalto desde Fernando Collor (ex-PRN, 1990-1992), que foi cassado após um processo de impeachment. A informação está em pesquisa internacional que classificou, num banco de dados, centenas de discursos de líderes mundiais. Alguns deles governaram no início do século passado, como Getúlio Vargas (PTB), nos anos 30, 40 e 50.

Um dos principais responsáveis pelo estudo é o brasileiro Bruno Castanho Silva, doutor em Ciência Política e coordenador do grupo de análise textual do Team Populism (Equipe Populismo). Trata-se de uma rede internacional de cerca de 80 pesquisadores, dirigida pelo professor Kirk Hawkins, da Universidade de Brigham Young (BYU), nos EUA.

Bolsonaro reimplanta um modelo que não se via no país desde a eleição de 1989. "O Brasil tem o seu primeiro presidente populista desde Fernando Collor", esclareceu Castanho, em entrevista ao UOL, nesta semana.

Brasileiro de 30 anos, ele mora em Colônia, na Alemanha, onde faz uma tese de pós-doutorado em política europeia. 

O professor explica que, para ser considerado populista, o político tem que fazer discursos que coloquem "o povo" - a nação sem imigrantes, para a direita, ou os pobres e os trabalhadores, para a esquerda - em oposição à "elite". As elites costumam ser os inimigos de ambos, e forma-se pela classe política, banqueiros, FMI (Fundo Monetário Internacional), imprensa, União Europeia, teorias da conspiração como "globalismo" ou o megainvestidor George Soros.

Redação com UOL