12/04/2019

Prefeito acusa a Globo de chantagem e de ser contra o Rio Prefeito acusa a Globo de chantagem e de ser contra o Rio





O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), fez críticas pesadas à Globo em meio a uma entrevista coletiva improvisada, nesta quinta-feira (11). Incomodado com os questionamentos da repórter Larissa Schmidt, de que a cidade está parada à espera de medidas governamentais, o prefeito negou e, após ameaçar interromper a conversa, acusou a emissora de ser contra a cidade. "É impressionante como a Rede Globo faz campanha contra o Rio. Não é contra mim, não. A cidade não está parada", disse. E repetiu:

 "É impressionante como vocês fazem oposição não a mim, mas ao Rio de Janeiro. É por isso que o presidente Bolsonaro já não dá mais entrevistas a vocês. E vários políticos também pensam assim.

Repetindo a mesma ideia pela terceira vez, acrescentou: "É impressionante como a Rede Globo de Televisão é absolutamente contra a cidade do Rio de Janeiro. É a televisão que anuncia o tempo todo os problemas do Rio, que faz drama sobre coisas corriqueiras, que acontecem na nossa vida desde que eu nasci aqui." 

Foi neste momento, quando Larissa Schmidt quis saber se Crivella considerava "corriqueiro" o que ocorreu na cidade, que o prefeito afastou a repórter com um braço, dizendo que tinha o direito de não falar com ela.

O prefeito, então, se justificou: "A cidade do Rio de Janeiro, desde a minha infância, sofre problemas no trânsito. Esses, eu disse, são corriqueiros. São problemas que a gente enfrenta porque temos dificuldades com a nossa topografia. Nós somos uma cidade com muitas montanhas, muitos túneis, vias estreitas. E temos, sim, problemas com trânsito. 

É claro que os desabamentos procuramos evitar, mas nem sempre conseguimos. Lamentamos profundamente nossas tragédias". E voltou atacar a Globo pesadamente: "Agora, é preciso aprender com elas (as tragédias) e não fazer campanha política. Não fazer exploração. O que a Globo quer é dinheiro na sua propaganda. O que ela quer é que a gente  faça uma festa no Carnaval e ela possa vender R$ 240 milhões com a Prefeitura pagando todo o Carnaval. Isso está errado. Então o que elas fazem é chantagem. É chantagem! E isso não tem nada a ver com o interesse da cidade. E seguramente não vão colocar isso no ar".

Globo responde 

O "Jornal Nacional" exibiu trechos das críticas de Crivella e leu uma nota oficial da Globo.

Redação com UOL