17/04/2019

Geraldo Alckmin depõe na PF sobre suposto cartel internacional de trens Geraldo Alckmin depõe na PF sobre suposto cartel internacional de trens





O inquérito data de 2011 e apura contratos ligados à francesa Alstom e à gigante alemã Siemens


O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) depôs nesta terça-feira (16), por cerca de duas horas na Polícia Federal em São Paulo no inquérito que investiga suposto cartel internacional de trens envolvendo multinacionais. O tucano depôs na condição de testemunha.

O inquérito data de 2011 e apura contratos ligados à francesa Alstom e à gigante alemã Siemens, que em 2013 fechou acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e relatou como operava o conluio bilionário.

A investigação em que Alckmin depôs é relativa à "parte internacional" do suposto ajuste entre empresas.

A apuração sobre cartel em âmbito estadual no Metrô já foi encerrada e alvo de denúncias do Ministério Público contra executivos de grandes fornecedores.

O ex-governador reiterou ao delegado Carlos Eduardo Pelegrino e à procuradora da República Karen Louise Kahn a versão que cita sempre que questionado sobre negócios do Metrô em suas gestões no Palácio dos Bandeirantes.

Ele afirmou que não houve cartel nem qualquer desvio de conduta. Os contratos, afirmou o tucano, seguiram a legislação pertinente.

O tucano respondeu a todas as perguntas.

Redação com R-7