21/04/2020 Data é considerada pelos varejistas 'o Natal do primeiro semestre'; mudança, porém, não é consenso em São Paulo Com a paralisação do comércio em grande parte do Brasil, organizações de comerciantes estão discutindo maneiras de diminuir prejuízos durante o período de combate ao novo coronavírus. Uma das alternativas em análise é o adiamento do Dia das Mães, que este ano cai em 10 de maio. “Nós costumamos dizer que o Dia das Mães é o Natal do primeiro semestre para o varejo. Manter essa data em maio vai causar um prejuízo maior para o setor”, explica Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Se adiar a data para junho, se contarmos com a sorte, talvez a situação já esteja começando a voltar ao normal e a gente consiga diminuir um pouco essa perda.” Bentes explica que a grande preocupação com relação a datas comemorativas é a falta de crédito, a insegurança no mercado de trabalho e a baixa confiança do consumidor. “O governo tem anunciado medidas para estimular o crédito, mas os bancos não querem emprestar agora com medo de inadimplência. A confiança do consumidor está diretamente relacionada ao mercado de trabalho. Quanto mais seguro o emprego, maior é a confiança do consumidor, e não há segurança no mercado de trabalho nesse momento.” A possibilidade de adiamento é apoiada por outras associações de comerciantes, como a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). “Como não temos previsão de eabertura, temos falado com o governo para estudar qual o melhor modelo para que essas datas possam ser mexidas sem prejuízo para o setor”, explica o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Redação com R-7 O Bananal está funcionando de terça a domingo apenas para dlivery |