24/06/2017

Repórter Junino uma ideia inovadora que se consolidou em Campina Grande. Repórter Junino uma ideia inovadora que se consolidou em Campina Grande.




Campina Grande conta com ideia inovadora para alunos da área de Comunicação, com o apoio da Prefeitura, que cede um espaço no Centro Cultural para instalação da redação para facilitar a cobertura de evento como o Maior São João do Mundo, o Repórter Junino é um projeto que se consolida ajudando e ajuda na formação de futuros profissionais

Em sua décima segunda, o projeto idealizado pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Miranda Cabral, tem como objetivo cobrir o grande evento que ocorre na cidade no mês de Junho O Maior São João do Mundo,  fazendo dele um laboratório de produção. Seus componentes são alunos da área, que desejam tão somente ter contato com a prática jornalística, mas que buscam aprofundar conhecimento para desenvolver suas habilidades.

 Segundo Firmino, a maioria dos alunos que estagiam no projeto está preparada para o mercado de trabalho, uma grande parte deles chegam a serem contratados”.

A forma de seleção para o projeto é minuciosa; eles precisam se escrever e aguardar as etapas seguintes. Depois de selecionados os alunos passam por uma oficina para aperfeiçoamento das práticas jornalísticas. Sem período mínimo de curso definido o projeto abrange a todos. Há uma vasta gama de atuação que vai do repórte ao editor, possibilitando os alunos vivenciarem a estrutura de uma redação.

No ano de 2017 foram escritas 180 pessoas, sendo 70 selecionadas e estão no campo. Com a greve na UEPB, esse ano eles contam apenas com três professores na orientação.

Com a inovação, redação em nuvem, que começou a partir dessa edição, que possibilita aos repórteres, editores, fotógrafos e coordenadores a edição dos textos feita exclusivamente em plataforma Google Docs, acessada online, e que permite edição em tempo real, compartilhamentos das matérias, conversação entre repórteres e editores, trabalham à distância e em qualquer dispositivo com web browser como celulares, tablets e computadores desktop.

No próximo ano eles contarão com melhores equipamentos, graças a um patrocínio que firmaram com o MEC. Com 12 anos sendo realizado o Repórter Junino engrandece alunos de varias instituições impulsionando a carreira. Dinâmico e com contatos de profissionais da área, a experiência se torna vasta e marcante.


CODECOM/PMCG