02/07/2017

Ton Oliveira é eternizado na calçada da fama da Vila do Artesão Ton Oliveira é eternizado na calçada da fama da Vila do Artesão




O cantor e compositor campinense Ton Oliveira foi homenageado com o Projeto Cultural “Mãos na Vila”,  na Vila do Artesão. O convite foi feito pelo presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), vereador Nelson Gomes.
 
O músico, autor de inúmeras canções, dentre elas Paraíba Joia Rara, tida por muitos como o hino da Paraíba, parabenizou a Vila do Artesão pelo projeto e disse que todas as ações em benefício da cultura devem ser aplaudidas. “Em primeiro lugar registro meu agradecimento ao vereador Nelson Gomes, presidente da AMDE pela honra do convite. É necessário destacar que tem meu total apoio, toda ação que eleva a cultura, principalmente diante dessa crise que afeta o país. Temos visto a cultura popular sendo cada vez menos difundida e um projeto como este, é uma excelente ferramenta para fortalecer a cultura. Me sinto honrado diante dessa homenagem”, declarou Ton Oliveira.
 
O presidente da AMDE falou sobre a homenagem prestada ao artista. “É mais do que justa essa homenagem a Ton Oliveira, um artista completo e que engradece nossa cultura. Estou muito feliz em poder homenagear esse tão importante artista, que leva e eleva o nosso nome e cultura por onde ele passa”, destacou Nelson.
 
A “Calçada da Fama”, na Vila do Artesão, tem a marca das mãos de vários artistas que foram homenageados por contribuírem para a valorização da cultura regional.

Redação com CODECOM/PMCG

 
A homenagem ocorreu momentos antes do show do cantor, que aconteceu na Praça da Alimentação da Vila do Artesão, dentro da programação do São João na Vila do Artesão. Ton Oliveira se apresentou como atração convidada pelo Estúdio 93, da rádio Campina FM, que mantém parceria com a Vila do Artesão desde o início deste mês de junho.
 
Ton Oliveira deixou a marca das suas mãos na calçada do chalé 72, da permissionária Joseane de Melo, que trabalha com enxovais de bebês, bonecas de chita, lembrancinhas, acessórios, artigos artesanais infantis e licores. “Para mim é um orgulho ter as mãos de Ton Oliveira gravadas na calçada de frente a minha loja. Nossos pais trabalharam juntos, e agora esse grande músico faz ainda mais parte da minha vida. Estou muito feliz”, disse Joseane.
 
Biografia O cantor Ton Oliveira traz a música nas veias. Aos 14 anos de idade já acompanhava conjuntos musicais, tocando triângulo e cantarolando músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro etc. Com suas composições, Ton se preocupa em agradar seu público, que independe de sexo, cor, idade, profissão ou condição social, e aproveita sua forma de expressão para chamar a atenção das autoridades do nosso país, atentando para os problemas sociais.
 
Em 1991 lançou seu primeiro disco (Forró pra Derreter), e até hoje vem destacando músicas de sua autoria, do seu pai e de outros parceiros, sendo algumas dessas músicas conhecidas no Brasil inteiro, dentre elas, Falta um Boi Vaqueiro, Morar no Cabaré, Locadora de Mulher, Sem Preconceito (O Boiola) As Três Coisa Da Vida, O Prefeito, entre outras.
 
Em 2005 o cantor lançou dois CD’s, um gravado ao vivo no Parque do Povo, em Campina Grande, no encerramento da Micarande (abril/2005) e o outro, um CD acústico (pé-de-serra) com regravações, onde o cantor resgata verdadeiras pérolas do cancioneiro nordestino, gravadas na sua originalidade pelos: Trio Nordestino, Os Três Do Nordeste, Elino Julião, Messias Holanda,Trio Mossoró, Assisão, dentre outros.
 
 
Em 2012 o cantor lançou mais um CD (Doido pra Vadiar) Distribuído pela DN Music (fortaleza CE.) e o seu primeiro DVD, gravado ao vivo na casa de show (BLITZ) Em Queimadas PB. Ton Oliveira tem se apresentado nos maiores eventos do Nordeste, sendo considerado um dos maiores nomes da música nordestina, na atualidade. E neste ano recebeu o convite para apresentar o programa cultural mais consolidado em audiência na Paraíba, o Cantos & Contos, exibido todos os domingos às 8h da manhã, pela TV Correio/Record.