05/07/2017

Seduc-CG inicia atividades do XIV Seminário Municipal de Educação Infantil. Seduc-CG inicia atividades do XIV Seminário Municipal de Educação Infantil.




Com um debate sobre estratégias para elaboração e consolidação de políticas públicas educacionais voltadas para a primeira infância, a Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) iniciou nesta terça-feira, 04, a programação do XIV Seminário Municipal de Educação Infantil, reunindo no Teatro Municipal Severino Cabral gestores, professores e técnicos que trabalham com crianças de zero a cinco anos nas creches e escolas do Sistema Municipal de Ensino.

Realizado anualmente, o seminário tem a finalidade de reunir todos os profissionais que trabalham com a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino para debater e refletir questões fundamentais para efetivação do direito de aprendizagem dos alunos.

imagem

Este ano, o tema escolhido para conduzir as discussões do evento foi “As Intencionalidades Pedagógicas na Rotina da Educação Infantil”, principal assunto abordado pela Coordenadora Geral da Educação Infantil no Ministério da Educação (MEC), Carolina Helena Micheli Velho, responsável pela palestra de abertura do evento.

“A nossa contribuição foi no sentido de que os profissionais da Educação Infantil pudessem perceber como as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular estão integradas e orientam para que a gente possa construir nos municípios um currículo que também vai nortear a adoção com qualidade dessas práticas pedagógicas na Educação Infantil”, pontuou.

Já a secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, destacou durante a solenidade de abertura do seminário os avanços obtidos nos últimos anos pela gestão municipal nas políticas para a educação infantil, a exemplo da garantia de vaga e do acompanhamento de um cuidador nas creches para crianças com microcefalia e outras necessidades especiais; o aumento da taxa de cobertura para alunos da pré-escola, que este ano alcançou a marca de 93%, além da construção de novas creches e berçários que entrarão em funcionamento nos próximos meses e da política de formação continuada para todos os profissionais de educação do município.

Além dos profissionais do Sistema Municipal de Ensino, também participaram da abertura do Seminário representantes de 70 municípios paraibanos, convidados pela Seduc para acompanhar a palestra da representante do MEC e trocar experiências sobre as políticas voltadas para a Educação Infantil.