07/07/2017

Ricardo Coutinho lança edital da terceira edição do Projeto Acolher nesta sexta-feira Ricardo Coutinho lança edital da terceira edição do Projeto Acolher nesta sexta-feira




O governador Ricardo Coutinho lança nesta sexta-feira (7), às 10h, no Hotel Cabo Branco Atlântico, o edital da terceira edição do Projeto Acolher, programa pioneiro no país que contribui para tornar a vida da pessoa idosa mais segura e confortável. O projeto busca qualificar os serviços prestados por meio de repasse de recursos para execução de ações e projetos de cunho socioassistencial nas áreas da saúde, construção e manutenção da infraestrutura das instituições.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos que moram nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). Na primeira edição do projeto, foram investidos com recursos próprios R$ 2 milhões, enquanto na segunda edição foi repassado R$ 1,4 milhão, contemplando 51 instituições, sendo 28 na primeira e 23 na segunda.  Obras como a construção da piscina do Lar da Providência, em João Pessoa; e as sedes de instituições nos municípios de São Mamede e Mari, que estão em execução, são exemplos de benefícios proporcionados pelo Acolher II.

O Projeto Acolher – O Projeto Acolher, lançado em 2013, tem por objetivo selecionar entidades sem fins lucrativos, com atendimento aos idosos no Estado, para as quais são repassados recursos oriundos do Fundo de Erradicação e Combate a Pobreza (Funcep), a fim de realizar as melhorias necessárias nessas instituições, promovendo por conseguinte a melhoria na qualidade na vida dos idosos abrigados.

Os recursos devem ser investidos em ações socioassistenciais nas áreas de saúde, nutrição, cultura e lazer, infraestrutura e adequações, em consonância com as exigências das Conferências Nacionais de Direitos da Pessoa Idosa.

Redação com SECOM/PB