07/07/2017

Aluno da UEPB desenvolve aplicativo voltado para a gestão de resíduos sólidos em condomínios verticais. Aluno da UEPB desenvolve aplicativo voltado para a gestão de resíduos sólidos em condomínios verticais.




Grande parte dos problemas ambientais que vivenciamos atualmente decorre da destinação e disposição inadequada dos resíduos sólidos, cuja produção vem aumentando aceleradamente na sociedade. Em consequência, são provocados impactos negativos que afetam os diferentes sistemas ambientais e a saúde humana, tais como poluição, enchentes e formação de criadouros de vetores de doenças. Soma-se a este cenário o crescente adensamento habitacional urbano, concentrando o consumo de recursos como água e energia elétrica e geração de resíduos em áreas relativamente pequenas, especialmente em condomínios residenciais verticais.

Com o intuito de apresentar alternativas para esta problemática, após uma pesquisa realizada no curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis com a intenção de criar alternativas de gestão de resíduos sólidos para condomínios verticais para favorecer a coleta seletiva nestes tipos de moradias que concentram um considerável número de pessoas e, consequentemente, produzem extenso volume de lixo.

Criado pelo aluno Manoel Thiago Nogueira da Silva Dantas, sob a orientação da professora Mônica Maria Pereira da Silva, o “GiresApp” foi desenvolvido para smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Ele expõe informações sobre a problemática e gestão integrada de resíduos sólidos de forma prática e com fácil navegação a fim de possibilitar a usabilidade e permitir que o maior número de pessoas possa acessá-las. O software também conta com um sistema de notificações agendadas, funcionando como lembretes aos moradores dos horários para destinar os resíduos sólidos de forma adequada, conforme o plano de coleta seletiva adotado no condomínio.

Redação com ASCOM/UEPB