15/07/2017

Governador entrega ultrassom para assistência ao paciente com Doença Falciforme de hospital em João Pessoa. Governador entrega ultrassom para assistência ao paciente com Doença Falciforme de hospital em João Pessoa.




O governador Ricardo Coutinho entregou, na tarde desta sexta-feira (14), um equipamento de Doppler Transcraniano para atender a demanda do Serviço de assistência à saúde de pacientes pediátricos portadores de doença falciforme do Complexo de Pediatria Arlinda Marques. O aparelho representa um investimento de  254 mil reais  em convênio com o Governo Federal e faz parte de uma série de ações que contribuem para a redução da mortalidade e melhoria da qualidade de vida do doente falciforme.

O Doppler Transcraniano beneficiará crianças e adolescentes com doença falciforme de todo Estado cadastradas no Programa de Triagem Neonatal e/ou referenciadas para o Arlinda Marques. O Hospital sofreu uma adequação da Linha de Cuidado à pessoa com doença falciforme e passou a ter uma equipe multiprofissional de referência para esse atendimento composta por assistente social, bioquímico, enfermeira, farmacêutico, fisioterapeuta, médica hematologista, pediatras e outros profissionais que realizam atendimento específico toda quarta-feira no turno da manhã.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho visitou algumas dependências do Arlinda Marques e fez a entrega do equipamento, ressaltando que ele é o primeiro disponibilizado na rede pública de saúde do Estado. “O Governo está entregando hoje o único Doppler Transcraniano do Estado na rede pública, isso é fundamental porque ele tem a capacidade de prevenir, inclusive, ocorrências de Acidente Vascular Cerebral em crianças e adolescentes, algo que se apresenta muito na população que tem anemia falciforme.

Essa doença acomete muito a população negra no país e essa é mais uma ação que estamos fazendo dentro da política pública para a população negra na Paraíba. Esse equipamento vai prevenir e diagnosticar melhor os eventos dentro da área de saúde que atingem uma parcela importante da nossa sociedade”, ressaltou.

Além da importância da utilização para a doença falciforme, o equipamento também poderá ser aplicado para o monitoramento ou detecção de vaso-espasmos, aneurismas, estenoses, placa arterial, ataque isquêmico transiente, diagnóstico de morte encefálica (cerebral), entre outros.

O Doppler Transcraniano é portátil e realiza exame de ultrassom que mede a velocidade do sangue nas principais artérias do órgão, um exame simples e indolor, feito em ambulatório, que mostra, em tempo real, quais crianças têm maior risco de desenvolverem Acidente Vascular Encefálico (AVE) antes do primeiro derrame, o que permite um tratamento preventivo com o objetivo de evitar esta complicação.

A indicação é que o exame seja realizado a partir dos dois ou três anos de idade e, ao menos uma vez ao ano, nos pacientes com doença falciforme. Estudos mostram que AVE em crianças falcêmicas pode ser até 280 vezes mais frequente do que na população pediátrica comum.

Fonte: Redação com SECOM/PB