16/07/2017

Relator da reforma política apresenta 'emenda Lula' para garantir candidatura do petista. Relator da reforma política apresenta 'emenda Lula' para garantir candidatura do petista.




O relator da reforma política, deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo, incluiu no texto uma emenda, apelidada "emenda Lula", que pretende garantir a candidatura do ex-presidente do mesmo partido à Presidência da República em 2018. A informação foi repassada pelo parlamentar ao jornal Estado de São Paulo.

Segundo ele, a emenda proíbe que pré-candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Cândido admitiu que o recursos tem relação com a possibilidade de Lula ser detido. O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão, porém, espera o julgamento de recurso em liberdade. 

Caso a segunda instância decida por não acatar o recurso, Lula fica impedido de concorrer. Aliados do petista se mobilizam para permitir a entrada dele na disputa. 

"Tem muita exploração da política por parte de promotores, juízes e delegados, então, é para evitar, que no ano que vem, em especial, haja uma exploração dessa natureza", disse Cândido ao Estadão.