29/03/2017 A Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB) acaba de formalizar uma parceria com a Procuradoria do Consumidor da
Paraíba (Procon-PB) para instalação de um polo de atendimento do órgão estadual
nas dependências da Instituição. O reitor da UEPB, Rangel Junior, reuniu-se com
representantes Procon na manhã desta quarta-feira (29), no Câmpus I, em Campina
Grande, para firmar o termo que permite a abertura do espaço de atendimento
voltado à comunidade acadêmica.
Participaram também da reunião a
pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; a pró-reitora adjunta,
Marina Torres; a assessora da Reitoria, Glauce Jácome; a superintendente do
Procon da Paraíba, Késsia Dantas Bezerra Cavalcante; a gerente de atendimento e
advogada do Procon, Meriene Victorino Soares; além de representantes do
Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba
(SINTESP/PB).
Conveniada ao Procon, a Universidade
receberá treinamento específico para mediar os conflitos existentes. A
princípio, a unidade do Procon na UEPB será voltada apenas aos servidores da
Instituição, com o objetivo de colaborar com a comunidade acadêmica na
resolução de seus problemas. Com o tempo, a parceria será ampliada e estendida
ao atendimento de toda a sociedade. A unidade funcionará no primeiro andar do
prédio da Administração Central, ao lado da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
(PROGEP), no Câmpus I, em Bodocongó.
As audiências entre consumidores e fornecedores
feitas na UEPB serão homologadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB),
entretanto a instância recursal e de julgamento será na sede do próprio órgão,
em João Pessoa. Além de atender as demandas mais urgentes, a parceria
UEPB/Procon realizará um trabalho de proteção ao crédito e prevenção do
endividamento do servidor, desempenhando atividades de conscientização da
comunidade acadêmica sobre contratos abusivos e alertas sobre empréstimos
consignados com bancos e financeiras.
“Precisamos trabalhar para educar as
pessoas, mostrar os riscos financeiros, alertar sobre as consequências dos
empréstimos, porque assim podemos evitar ou minimizar as situações de
vulnerabilidade e de dificuldade extrema que surgem, por exemplo, quando as
pessoas tomam um empréstimo como tábua de salvação”, avaliou o reitor Rangel
Junior.
De acordo com Glauce Jácome, a
parceria terá um importante caráter acadêmico, tendo em vista que contará com a
participação prática dos alunos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e dos
estagiários do Escritório Modelo. “O Procon fornecerá toda estrutura e será
ainda um instrumento para os graduandos, através da prática de Direito do
Consumidor. Dessa forma, ganhará a Instituição e a comunidade”, ressaltou
Glauce Jácome.
Késsia Cavalcante ainda acrescentou a
disponibilidade de estar presente sempre que o Procon for convocado, de modo a
ampliar a parceria. “Esta é uma parceria que esperamos que seja exitosa. Foi
realizada dentro de um prazo pequeno, mas que conseguimos concretizar devido à
seriedade da UEPB. Iniciamos de maneira mais local, auxiliando os servidores da
Instituição, mas dentro de algum tempo pretendemos atingir toda uma população”,
finalizou.
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