30/07/2017

Como a crise da Venezuela afeta o Brasil. Como a crise da Venezuela afeta o Brasil.




A crise econômica e humanitária que atinge a Venezuela, que vive clima de tensão na véspera das eleições para uma Assembleia Constituinte, transborda das próprias fronteiras e atinge o Brasil. Nos primeiros seis meses de 2017, 7600 venezuelanos pediram refúgio ao governo brasileiro, conforme dados da Polícia Federal (PF). O número é maior do que a soma de todos os pedidos nos cinco anos anteriores.

maioria dos migrantes entra pela fronteira entre os dois países em Pacaraima, no norte de Roraima, vindos de Santa Helena de Uairén. A rota continua por mais 200 quilômetros até Boa Vista onde se pode fazer o registro posto da PF e encontrar comida e trabalho — mesmo que seja para limpar vidros nos semáforos da cidade. Ao contrário da onda imigração haitiana, poucos são os venezuelanos que saem de Roraima. Muitos mantêm as famílias na Venezuela e desejam voltar quando a situação do país melhorar.

“A fome é o principal motivo para a vinda deles. Não há comida. E quando tem é muito cara”, diz a Irmã Telma Santos, que atua no Centro de Migração e Direitos Humanos da Cáritas na região.

Outro motivos citados por Telma são a falta de trabalho, a violência e o medo da Guarda Nacional Bolivariana, um dos organismos de segurança usados na repressão contra manifestantes.

Fonte: Veja.com