30/07/2017

Só pensa nisso. Presidente Temer quer reunir base para evitar surpresas em votação na Câmara. Só pensa nisso. Presidente Temer quer reunir base para evitar surpresas em votação na Câmara.




O presidente Michel Temer quer evitar surpresas na votação da próxima quarta-feira, dia 2. Os deputados vão analisar o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que propõe o arquivamento da denúncia por corrupção passiva contra o peemedebista. Temer pretende reunir em um jantar, na noite de hoje, no Palácio do Jaburu, os ministros próximos e os líderes de partidos aliados para definir a estratégia de atuação ao longo da semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ),  aposta em um quórum de 480 deputados na sessão de quarta-feira.

Na votação realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o Planalto trocou parlamentares infiéis por outros defensores da permanência de Temer no cargo. Conseguiu, por 40 votos a 25, derrotar o relatório elaborado pelo deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) e ainda fidelizar o apoio de cinco bancadas — PMDB, PR, PP, PTB e PSD — que fecharam questão a favor do presidente.

O governo sabe que nenhum partido, apesar do fechamento de questão, conseguirá entregar a totalidade dos votos das bancadas. O Planalto, contudo, não pretende se envolver nas polêmicas internas, mas espera que as executivas partidárias ajam de maneira dura com quem descumprir a orientação dos dirigentes das legendas.

O presidente Michel Temer (PMDB) embarcou, no início do tarde de ontem de São Paulo para Brasília. Temer foi para a capital paulista sem agenda oficial, apenas para compromissos privados, segundo a assessoria de imprensa.

Fonte: Redação com Estadão.