24/05/2021 Criminosos digitais estão aproveitando a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 12 de maio, para aplicar golpes. O procedimento que era realizado presencialmente nas agências do INSS foi suspenso durante a pandemia para evitar aglomerações e será retomado a partir de 1º de junho pelo aplicativo "Meu INSS" e pelo site do Governo Federal. Segundo o especialista em cibersegurança Marcus Garcia, vice-presidente de Tecnologia e Produtos da FS Security, os golpistas utilizam técnicas de engenharia social, que consiste em convencer as vítimas a fornecerem dados pessoais em contatos pelo telefone, por SMS, pelo WhatsApp e também por e-mail. De acordo com Garcia, as consequências para as vítimas são diversas. Uma vez obtidos os dados pessoais do usuário, os cibercriminosos podem abrir contas bancárias e fazer dívidas em seu nome, obter algum empréstimo, aumentar o limite de cartões de crédito e até mesmo contatar familiares e amigos da pessoa se passando por ela. "Ao clicar em um link, é preciso ter certeza absoluta de que aquele link é verdadeiro, sempre conferindo que nenhuma letra foi alterada", diz. "Caso o usuário acesse o site e não tenha uma solução de segurança atualizada, seus dados estarão automaticamente comprometidos." Ainda não há dados concretos sobre a abrangência do golpe, mas sabe-se que ele tem feito e fará ainda muitas vítimas. Garcia destaca que a atratividade de uma fraude, seja ela qual for, leva em conta o número de pessoas que podem ser afetadas e o quão facilmente o atacante consegue atuar. Posicionamento do INSS Procurado, o INSS alertou os beneficiários para que, caso recebam uma ligação de alguém se passando pelo atendimento do governo, "desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação.” O órgão afirma que "não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida." "O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas." O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135 ou SMS identificado como 280-41. Redação com R-7 |